A Thomson Reuters Revista dos Tribunais apresenta a Coleção Doutrinas Essenciais, uma seleção exclusiva dos melhores artigos, pareceres e estudos jurídicos publicados pela Editora nos últimos anos.
Em 2025 lançamos uma coleção renovada sobre Processo Penal, cuidadosamente organizada pelo renomado Guilherme de Souza Nucci, abrangendo temas como Juiz das Garantias, justiça restaurativa, recursos penais, Acordo de Não Persecução Penal e Colaboração Premiada – envolvendo assuntos de particular relevância para o estudo do processo penal da atualidade, conforme as modificações legislativas mais recentes e as inovações tecnológicas que permeiam o universo do Direito.
São cinco volumes, divididos nas temáticas de Temas Gerais de Processo Penal, Processo Penal e Tecnologia, Tribunal do Júri e Justiça Restaurativa, Prática Processual Penal e Justiça Penal Negociada, em cerca de 2.500 páginas com o que há de mais relevante no Direito Penal contemporâneo.
Ideal para advogados, pesquisadores e estudantes, a Coleção Doutrinas Essenciais de Processo Penal reafirma o compromisso da Thomson Reuters Revista dos Tribunais em oferecer conteúdo jurídico confiável, plural e alinhado com as demandas e inovações do mercado. Uma fonte indispensável para quem busca atualização e excelência na área jurídica.
O primeiro volume trata de temas gerais de processo penal, envolvendo a inserção, no Código de Processo Penal, da estrutura acusatória e do juiz das garantias, além de reiterar tópicos valiosos, como ação penal e ação civil ex delicto. A Lei de Abuso de Autoridade, modificada em 2019, também foi abordada. O primeiro volume conta com artigos como:
O segundo volume trata do envolvimento da tecnologia no âmbito processual penal, bem como do emprego da inteligência artificial na prática forense. O volume conta com artigos como:
No terceiro volume, aborda-se o Tribunal do Júri e a Justiça Restaurativa. Esta última se destaca, na atualidade, pela indiscutível influência e valia no campo de confluência e integração entre o sistema punitivo e a forma de sua composição no processo. É preciso encontrar uma abertura confiável para modernizar o sistema criminal, situação que passa pelos horizontes restaurativos. O volume abrange artigos como:
No quarto volume, ingressa-se na prática processual penal, apresentando artigos relativos aos recursos e às ações de impugnação, além de abranger a parte relativa à execução penal. Alguns artigos que estão no volume:
O quinto volume encontra-se formado com base na justiça penal negociada, tratando do acordo de não persecução penal e da colaboração premiada. Fazem parte do volume os artigos: